Bicos e Ética

Quem fotografa amadorísticamente, isto é, não depende financeiramente da fotografia, também recebe algumas propostas. Parentes e amigos que conhecem o fotógrafo e necessitam de algum material fotográfico solicitam que ele seja feito pelo conhecido. É claro que alguns são de péssima qualidade, outros possuem uma qualidade melhor, enfim, passa a ser uma questão de julgamento pessoal. Muitas vezes as pessoas possuem recursos financeiros para arcar com os custos de um trabalho profissional, mas por uma questão de facilidades escolhem um conhecido que é um mero fotografo amador (“mero” não é nenhum desmerecimento, já que existem fotógrafos amadores nas mais diversas áreas com excelentes trabalhos).

Os amadores que buscam um trabalho mais sério, mesmo não visando a profissionalização, também procuram ser um pouco éticos. Um dos fatores é o preço. Fazer um preço muito abaixo do mercado pode implicar em uma espécie de desvalorização dos profissionais. Certamente não implica diretamente em fotógrafos que já possuem reconhecimento no mercado.

Recentemente fui solicitado para fazer algumas fotos de uma loja. Fui no site da abrafoto, onde existe uma planilha é era possível montar o serviço e saber qual o preço a ser cobrado do cliente. Infelizmente ela foi transferida para uma área restrita a associados. É claro que existem outros locais onde é possível ter uma noção de preço, mas o da abrafoto era o que eu conhecia. E estou com preguiça de procurar no Google. Como é de uma amiga, acho que posso cobrar um churrasco e uma cerveja e ajudar a desqualificar um pouco o mercado, afinal não é meu interesse pagar R$ 78,00 por mês para ser sócio (nem sei se é qualquer um que pode se associar).

E é aquele negócio. Você faz fotos para uma amiga por um churrasco. Ela possui outras amizadas e, sempre é possível que alguém goste das fotos e resolva contratar seus serviços por outro churrasco. Outros amigos pedem alguma coisa e você cobra mais alguns churrascos (com a possibilidade de levar as sobras para o carreteiro). E assim vai. Pelo menos a gente passa bem. Achei que foi ponto negativo a decisão da Abrafoto de restringir o acesso a página para montar os custos. Mas vá lá. É hobby mesmo.

De qualquer forma foi interessante trabalhar com luzes brancas azuladas, amareladas e esverdeadas simultâneamente. Foram feitas 3 fotos (-2EV, 0EV, +2EV) e combinadas no GIMP.

Loja

Anúncios