Soldados e Cidadãos

Achei bem legal o projeto “Soldier and Citizen” da Suzanne Opton. Ela solicitou voluntários que haviam retornado do Iraque e Afeganistão para fazer as fotos. Ela simplesmente pediu para os soldados colocarem a cabeça sobre uma mesa e fez as fotos. Em outra etapa, suas esposas, namoradas ou outro soldado tentando confortar e proteger. O resultado? Eu achei excelente. Faz a gente pensar mais sobre a guerra do que uma foto que mostra ‘apenas’ a realidade. Pessoalmente acho que a violência está tão banalizada que não chega a causar muito espanto. No máximo uma expressão do tipo “Bah, mas que coisa.” (troque o bah do gaúcho por algo da sua região 🙂 Depois vamos para a próxima página e esquecemos a página anterior.

Com o trabalho da Suzanne, quando cheguei ao fim, resolvi olhar novamente com calma. Tentar descobrir o que o soldado estava pensando. O que ele passou. Como estava se readaptando. Se ele seria novamente a pessoa de antes ou não.

Acho que vale a pena passar no site e verificar o trabalho da fotógrafa, ver o nome do soldado e quanto tempo ele esteve no front. Ela também fotografou o outro lado da moeda, isto é, os cidadãos.

Como complemento, foram feitos alguns outdoors e foram colocados em diversos locais. O resultado pode ser visto em soldiers face, com espaço para comentários.

Anúncios