HDR – Aumentando a faixa dinâmica de suas fotos no GIMP

Existem ocasiões onde a iluminação é bastante diferente na cena, possuindo áres de luzes intensas e outras áres com sombras e o sensor da câmara não consegue captar todos os detalhes. Ou as áreas claras ficam superexpostas (muito claras e sem detalhes) ou as áreas escuras ficam subexpostas (escuras e sem detalhes).

Existem diversas técnicas para melhorar esse tipo de foto, recuperando detalhes nas áreas claras e escuras. Vamos supor que sua câmara não permita fazer fotos no formato raw ou você não o utilize por questões de economia (tempo e espaço) e faça as fotos apenas no formato JPG.

Como a minha idéia é simplificar e não o contrário, esqueça os casos de multi exposição, camadas e máscaras, etc. Qual seria a maneira mais simples de aumentar a faixa dinâmica de suas fotos, utilizando o gimp e estando elas no formato JPG?

Usando o magie. Para Linux, você pode procurar pelo pacote na suas distribuição ou baixar os fontes no Sourceforge ,compilar e instalar o programa. Para Windows você pode baixar do GIMP Plugin Registry. Após instalado, o plugin tem uma interface como segue:

dr

A imagem original a esquerda e a imagem após a execução do plugin (com os valores default) a direita. É possível ver o aumento de detalhes nas áreas escuras e alguns nas áreas claras (nuvens)

antes-depois

Um corte da imagem original (100%) para uma melhor visualização do aumento dos detalhes nas áreas escuras:

crop100

Achei o plugin bem rápido. Em situações de maior contraste, ele também deixa um halo entre a área clara e escura, que pode ser minimizado alterando-se os parâmetros, como Edges, por exemplo. É interessante meer nos parâmetros para ver os resultados.

Colocando os valores dos parâmetros como a imagen do início deste artigo, teríamos uma imagem que se parece com um desenho.

desenho

Então, agora é pegar aquela foto que você não gostou muito pois ficou com áreas escuras e sem detalhes e recuperá-los. Se o resultado não ficar como você gostaria, verifique se a alteração de algum parâmetro deixa algum resultado mais agradável. Também existe a possibilidade de obter resultados diferentes e combiná-los, utilizando camadas e máscaras. Mas fica para a próxima.

Anúncios