A decadência da fotografia

Li no fotoclube f/508 uma notícia sobre o 1º Festival Internacional de Fotografia – SP Photo Fest.

Em Abril/2009 teve a 3ª edição do FestFotoPoa. Certamente um evento legal para quem curte fotografia e, acredito, o de São Paulo também deve ser legal.

Mas a ‘aliança’ com o Flicker foi algo, no mínimo, do mal. Um desrespeito com o fotógrafo praticado por quem deveria respeitá-lo. O lado negro da força. Um regulamente do tipo “para mim tudo e para você nada”. Eles se protegem de diversas formas exigindo que a obra seja original, sem a violação de direitos de terceiros, você não pode exigir nada, eles podem utilizar qualquer meio, inclusive disquete (só faltou colocarem disquetes de 8″ face simples densidade simples) e podem fazer qualquer coisa com a foto, inclusive alterações variadas e não se obrigam a dizer nada para os participantes. E se eles tiverem algum prejuízo decorrente da utilização da sua foto, você terá que ressarcir.

A decadência não é exatamente da fotografia e sim dos fotógrafos. Muitos não reclaman e outros participam de qualquer coisa. Bem, decidi participar. Coloquei a foto abaixo para ver se é do gosto deles. Quero só ver se a foto vai ficar ou ser excluída do grupo. Quem sabe eu até seja banido do Flickr. Ah, quem se importa.

df

Não sei se a idéia é original ou não, mas quem quiser fazer uma foto igual, sinta-se livre.

p.s. Coloquei no grupo mas não apareceu pois precisa da liberação pelo administrador. 😛

Anúncios

Uma opinião sobre “A decadência da fotografia

  1. Guaracy, a culpa é só dos fotógrafos, só deles.

    Primeiro, aceitam ninharias de sites de stock, depois, aceitam entrar nesses concursos para bancos de imagens de graça, e por fim, reclamam que “ah! ninguém quer mais foto impressa”.

    Não veêm que o mundo muda a toda hora e chegou a hora da fotografia.

    (P.S. Talvez a culpa seja minha, pois em TI — outra área em que atuo — as pessoas são iguais…)

Os comentários estão desativados.