ZN5

Há algum tempo eu estava precisando de um telefone celular. A utilização seria, basicamente, para receber ligações. Uma das características seria utilizar cartão. As operadoras até dão desconto na compra de celulares se o usuário optar por contas pós. No meu caso eu náo teria muitas vantagens. Como usaria cartão, a possibilidade de WiFi seria interessante. Posso usar na rede sem fio aqui em casa ou outro ponto de acesso qualquer. Também gostaria que o telefone possuisse uma câmera de uns três MPix ou mais e com uma qualidade razoável. Finalmente, escutar uma musiquinha não seria um mau negócio.

Sem querer, achei um Motorola ZN5 baratinho e que atendia as minhas expectativas. Ainda mais por menos de 1/4 do preço de um N95 8GB e de um iPhone 8GB (os preços podem variar).

A parte de telefonia funciona como deveria funcionar. Tem um bom som para escutar mp3 e fm. O vídeo é para quebrar galho, mas nunca fui fã de vídeo mesmo, estão…..

Quanto a rede sem fio, tudo funcionou tranquilo. Apesar de já ter um navegador wap, Instalei o Opera mini, Google maps for mobile e Gmail fo mobile. O útimo apenas por comodidade, já que é possível acessar ao gmail por qualquer um dos dois navegadores. Tudo funcionando numa velocidade bem boa.

O sistema operacional é Linux, mas não é como eu gostaria. É fechadão para instalar e mexer nele. Até existem algumas coisas mas eu não estou com intenções de testar, pelo menos por enquanto.

Na parte de fotografia, não deixa nada a desejar aos modelos mais caros. Não chega a ser uma câmera (mas pelos exemplos que vi, nenhum chega a ser uma câmera mesmo) mas tem recursos interessantes. O modo panorama é, certamente, um dos recursos interessantes. Não é perfeito mas é um dos mais práticos que conheço. Basta colocar no modo panorama, enquadrar a primeira foto e clicar uma vez. Depois é só movimentar a câmera (ou seria o celular?) na direção indicada que, quando existe a sobreposição das fotos ela é feita automaticamente (não é necessário clicar novamente). E assim até completar as três fotos. Para diminuir as chances de ocorrer falhas nas emendas devido a erros de paralaxe, é aconselhável apenas girar a câmera (ou seria celular?) em vez de fazer movimento com os braços e arrastar o celular (ou seria câmera?). Funciona tanto para panoramas horizontais como verticais.

Como a diferença era muito grande, a emenda na parte inferior ficou prejudicada (faixa clara e escura na parte inferior). Mas é possível ter uma idéia.

Um exemplo da qualidade da imagem (com iluminação relativamente após uma semana de chuva por aqui)

Clique aqui para ver a foto original (apenas com a borda colocada pelo GIMP)

É possível efetuar diversos ajustes no próprio celular como brilho, nitidez, cortes, aplcar bordas, textos. Ou pode-se utilizar o Kodak Perfect Touch para efetuar os ajustes com um clique só. Depois é só mandar para a impressora por bluethoot ou para a internet via WiFi. O resultado fica como segue:

Certamente uma câmera prática para o dia-a-dia. Considerei um bom custo x benefício para o meu caso. Maiores informações em grupos do flickr e no youtube. É, não tem o status de um iPhone, mas e daí? 😉

6 opiniões sobre “ZN5

  1. Pelo que vi, o maior problema do Motorola é a bateria. É comum o pessoal reclamando da duração. Em uma saída noturna, fiz 56 fotos (sem flash e incluindo 3 panoramas) e mais algumas coisinhas e ao término ele estava com 2/3 de bateria. Atualmente, como uso moderado (mas bastante wireless) ele fica uns três dias para chegar em 2/3. É claro que a bateria é nova e, mais tarde, é possível que dure bem menos (ai eu troco). A qualidade do som é boa.

    De resto, deve ser como a maioria do que se compra no Brazil. Ou a gente tem sorte ou não interessa a marca e a gente não obtém muito sucesso se der problema.

    Vi dois comentários falando mal do NOKIA em uma entrada do Clicio:
    http://clicio.wordpress.com/2009/09/17/monitores-o-barato-pode-sair-caro/

  2. como tu consegiu instalar o gmail mobile? qual versão usou?
    eu tentei e na hora de conectar diz que o celular não tem certificado compativel…

    alguma sugestão?

    • Eu só me conectei (wifi), usei o navegador que vem no celular, acessei o google e mandei instalar. Apenas recebi a mensagem de que não eram assinados e se eu desejava instalar mesmo assim. A versão do gmail é a 2.0.6 e não tem certificado. O google maps é 2.3.2 e tem certificado. O opera mini 5 beta 2 também não tem certificado.

  3. consegui instalar o google maps sem problema.
    Tb instalei o gmail app mas quando fui fazer o login vem a seguinte frase:

    “infelizmente, o gmailpara celular nao funcionará em seu telefone. Seu telefone não tem o certificado adequado para para se comunicar com o servidor. ”

    tem como atualizar o cel ou algo assim??

    abraçoss

    • Aqui, depois de instalar, eu fui em opções->gerenciar->configurar aplicação e na conexões de dados selecionei WiFi. O mesmo para o Opera e o Google Maps.

      Como uso cartão, não me interessei por outra forma de acesso. Dessa forma (wifi), já acessei em aeroporto, hospital e hotel.

Os comentários estão desativados.