RAW + DCB + FBDD

Apesar do Jacek Góźdź dizer que não é profissional e o projeto ser apenas um hobby, ele fez um bom trabalho nos algorítimos. Ele não diz que os algorítmos são melhores que qualquer outro, apenas fica feliz por algumas pessoas acharem os resultados usáveis. Apesar da modéstia, é claro que podem existir situações em que um algorítmo pode ser melhor que outro.

Ele implementou os algorítmos utilizando o dcraw. Assim, o dcraw irá trabalhar da forma convencional ou poderá utilizar os novos algorítmos para o tratamento da imagem. Mesmo que muitos programas utilizem o dcraw, é claro que não adianta simplesmente colocar o novo programa no lugar do antigo. É necessário que o programa tenha conhecimento das novas opções. O fato de utilizar o dcraw como base, não é novidade. Programas como o Raw Therapee poderiam implementar os novos algorítmos, ainda mais sendo o código aberto (apesar de ainda não ter entrado totalmente no espírito GPL).

Voce pode ver o resultado do demosaico em DCB demosaicing. Existem comparações de conversão de diversas imagens (basta passar o mouse sobre o programa para ver o resultado). Tire suas próprias conclusões.

Já o FBDD é para a redução de ruido. Ele pode utilizar qualquer algorítmo aceito pelo dcraw para o demosaico, já que trabalha antes dessa fase. Na página FBDD noise reduction pode ser visto um exemplo do FBDD utilizando o AHD. Novamente, tire suas próprias conclusões.

Você pode baixar o executável para Linux ou Windows bem como os fontes na página. É para a linha de comando, mas para converter diversas imagens basta digitar, por exemplo: dcb_dcraw -v -w -W -q 4 *.pef (trocando o .pef pela extensão do RAW da sua câmera).

(25/03/2010) Atualização:
A versão nova possui duas opções para redução de ruído.
-N 1 turns on FBDD noise reduction
-N 2 turns on FBDD noise+chroma reduction

Anúncios

Uma opinião sobre “RAW + DCB + FBDD

  1. Pingback: AMaZE : novo algoritmo de interpolação no Rawtherapee « Fotomix’s Weblog

Os comentários estão desativados.