Fotografei em RAW. E agora?

Bem, agora você deverá converter essa imagem para um formato que os outros programas entendam. Existem diversos programas que cumprem esta finalidade. Em alguns você irá efetuar a conversão e deverá salvar a imagem em outro formato para trabalhar com outro programa. Outros permitem que você abra o RAW, efetue diversas alterações e grave a imagem pronta. De qualquer forma, certamente é uma etapa importante já que o resultado da saída servirá como entrada para trabalhar com a imagem. Quanto melhor for a imagem resultante deste processo, maior liberdade você terá para um retrabalho. É claro que irá depender do tipo de imagem que você deseja.

A maioria das câmeras utiliza um sensor que capta apenas a luminosidade de cada pixel. Sobre ele, é colocado um filtro com um mosaico (geralmente) RGB (vermelho, verde e azul) que é o filtro de Bayer. Cada pixel possui apenas a luminosidade da cor correspondente ao filtro que está sobre ele, já que o verde bloqueia as cores complementares e deixará passar apenas o verde. Como resultado é necessário, no mínimo, quatro pixels para que a cor de um pixel seja determinada. Existem processos de interpolação para tentar adivinhar a cor de um determinado pixel. Alguns algoritmos melhores e outros piores, alguns mais rápidos e outros mais lentos. De qualquer forma, é aqui que obteremos uma imagem boa, média ou ruim. Pode ser que a diferença nem seja tão grande (pelo menos visivel nas imagens), mas se você é perfeccionista, basta aumentar a imagem (ou nem é necessário) para ver.

Para efetuar os teste, baixei um RAW disponível na internet. É importante pois você poderá baixá-lo e efetuar os testes no seu programa preferido (ou em diversos). Para testar a nitidez e outros detalhes, baixeo o arquivo IMGP7093.PEF.

Os quadrados vermelhos correspondem as imagens abaixo. Os algorítmos de interpolação utilizados para o demosaico foram o Linear, AHD, VCD, DCB e AMaZE. O linear e AHD estão codificados no dcraw e o AHD é meio padrão em alguns programas que utilizam o dcraw. O DCB pode ser encontrado no site do Jacek Góźdź. O VCD pode ser encontrado na página do Paul Lee. O AMaZE, do Emil Martinec, eu não sei onde o usuário comum pode conseguir. Estava sendo incluído no RawTherapee (não sei se alguém já liberou uma versão compilada) e foi incluído no Darktable (apenas para Linux). Salvo especificação em contrário, os detalhes são recortes da imagem em tamanho original (100%).

Nessa área da imagem, o DCB e o AMaZE foram os melhores. Se você aumentar a imagem (200% ou mais), poderá ver os labirintos e as cores falsas criadas pelos outros algorítmos de interpolação.

Aqui a imagem foi aumentada 200%. Em outras áreas da imagem, as diversas rotinas se saíram relativamente bem, tirando a linear que deixou muito a desejar. Existe um pouco de aberração cromática lateral nas imagens (o AMaZE se saiu melhor)

Aqui é possível ver uma linha ciano e magenta nas laterais da janela/porta. O AMaZE se saiu bem na tarefa. Invertendo as cores da imagem acima, fica bem mais visível a aberração cromática.

Já que o DCB possui opções para a redução de ruído (luminância e crominância) independentes e diretamente sobre o RAW, antes do demosaico (interpolação), resolvi fazer um teste com relação ao ruído apresentado pelo RAW. Para tal, utilizei a imagem P8130360.ORF que foi feita em ISO 3200.

O AMaZE se saiu um pouco melhor que o AHD, mas o DCB gerou um resultado melhor no geral. Os pretos ficaram mais pretos. É claro que você poderá utilizar outras ferramentas para a redução de ruído posteriormente, mas o fato é que você estará trabalhando em uma imagem que já possui menos ruído ‘de fábrica’.

É claro que estes testes não esgotam o assunto. Se você não se importa com este nível de detalhamento ou se ele não influenciará na imagem final, não é necessário se preocupar. Caso contrário, é provável que apenas um algorítmo não resulte no grau de detalhamento que você deseja. Mas já é possível tomar determinadas atitudes para determinadas imagens x uso. Nada impede que você utilize o DCB para reduzir o ruído e o AMaZE para obter qualidade e, depois, utilize uma máscara para obter apenas o melhor de cada imagem.

Anúncios