Lensfun no GIMP

O projeto lensfun não é novo (2007) mas só recentemente começou a ser incorporado aos diversos programas que trabalham com imagens. Acho que o primeiro programa a incorporar foi o ufraw (02/2010?). Depois, não sei em que ordem, vieram o digiKam, Rawstudio. Também está planejado para o Rawtherapee.

Agora nós temos o GimpLensfun que é um plugin para o GIMP. Para o Linux existe o fonte para compilar e algumas distribuições já disponibilizam os pacotes. Os usuários do Windows e Mac deverão esperar por alguém que gere os executáveis para as suas plataformas. Mesmo já existindo em outros programas, o fato de possuir um plugin nativo para o gimp facilita a vida do usuário.

Mas o que faz esse tal de lensfun? Basicamente ele tenta corrigir automaticamente, baseado em dados sobre as objetivas, a distorção causada por determinadas lentes (mais pronunciadas em grande angulares), a aberração cromática lateral, a vinheta e o desvio de cores que pode ser gerado por determinadas objetivas.

É claro que existem programas proprietários que fazem um ótimo trabalho em diversos (todos?) os itens enunciads anteriormente. Mas o lensfun, por ser código aberto, permite que novas lentes sejam adicionadas a base de dados pelo próprio usuário. É claro que repassando as informações para o projeto, todos os usuários serão beneficiados.

Na imagem acima podemos ver a foto sem a correção (esquerda) e após a correção (direita).

Por enquando era isso.

Atualização: Algumas câmeras fazem algumas correções automaticamente quando a foto for feita em JPG.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Anúncios