Smalltalk – Busca por exemplo.

Provavelmente a funcionalidade que eu acho mais legal no Smalltalk é a busca de algum método sem saber o seu nome. Em outras linguagens (não conhecendo muito bem ela, é claro), eu sei que 2 elevado na 3 é igual a 8. Mas como traduzir isso para o programa? Algumas linguagens utilizam pow, outras **, outras expt e assim vai. E lá vamos nós procurar no manual. Mas antes apresentar o Finder, uma breve introdução.

Para começar, o ambiente de desenvolvimento em Smalltalk já é algo muito bom. Totalmente integrado e já vem com a linguagem. Ou será que é a linguagem que vem com o ambiente? Há bastante tempo eu testei o Squeak mas achei meio estranho. Como o objetivo era para o aprendizado infantil na área de programação, era muito lúdico para o meu gosto. Mesmo assim, vários projetos interessantes surgiram sob a plataforma. O Seaside foi um deles e talvez o mais importante. Outro foi o Croquet . Um tempo depois surgiu o Pharo. Apesar de baseado no Squeak, ainda estava no início do desenvolvimento e não dei muita atenção. Mas já está bem usável e justifica que se fale mais sobre ele. É o que será utilizado por mim em todos os exemplo. Se alguém deseja um comercial, a opção pode ser o VisualWorks. Para um aprendizado maior sobre a linguagem, existem diversos livros gratuitos que podem ser baixados (só lembre-se que podem existir algumas diferenças no ambiente de desenvolvimento e na implementação da linguagem). Pode ser interessante salientar que o Pharo roda no Linux, OS X e no Windows.

Mas vamos voltar ao que interessa. Diversas vezes, e não foram apenas meia dúzia, eu sabia o que queria mas não lembrava de como chegar lá. Como fazer para calcular 2 ao cubo naquela linguagem? Seria 2 ^ 3? ou 2 ** 3 ou era uma função do tipo pow(2,3)? No Pharo basta abrir a janela para localizar, selecionar exemplo, digitar os valores 2. 3. 8 e pronto. Ele retorna, entre outras opções, o raisedTo: que seria o método que eu invocaria em um número com o argumento 3 para retornar 8. Da mesma forma poderíamos procurar pelo método que retornaria o fatorial de 5 entrando com 5. 120 e obtemos factorial. A única observação é colocar um ponto para separar os valores. Um videozinho para facilitar a visualização.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Uma opinião sobre “Smalltalk – Busca por exemplo.

  1. Pingback: Smalltalk – Refactoring, Edit & Continue e outras coisinhas | Fotomix’s Weblog

Os comentários estão desativados.