Smalltalk – Criação de classes, métodos e outras coisinhas.

Agora vamos ver como criar classe e métodos no Pharo. Como de praxe, ao final teremos um vídeo mudo. A primeira coisa a fazer é abrir o navegador do sistema para termos acesso a todas as classes e métodos existentes na nossa imagem de trabalho. Da esquerda para a direita temos as categorias das classes, classes, categorias dos métodos e métodos. Na parte inferior temos o código de um determinado método.

Depois falaremos mais sobre imagem. Para não bagunçar o sistema, criarei uma categoria chamada Sandbox onde vou criar classes para demonstração.

Depois crio uma classe Contador. Posteriormente, adiciono diversos métodos ao contador como incremento e decremento. Os métodos serão categorizados para que tudo fique mais ordenado e de fácil localização.

Ao criar o método para a inicialização da classe, foi informada uma variável que conterá o valor atual do contador propositadamente não definida anteriormente para mostrar como o ambiente se comporta nessas situações no momento em que ele compila o método (Accept).

No meio tempo, exploramos algumas possibilidades do ambiente como edit & continue com adição de novos métodos, inspeção do conteúdo de uma classe com o resultado da execução dos métodos.

Ao término iremos fechar a janela e salvar a imagem para uso futuro o que significa, basicamente, salvar o estado atual do ambiente. No próximo artigo veremos melhor o que significa isso.

Abaixo o vídeo-tutorial-mudo. 🙂

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Anúncios

Uma opinião sobre “Smalltalk – Criação de classes, métodos e outras coisinhas.

  1. Pingback: Smalltalk – Imagem e versionamento. | Fotomix’s Weblog

Os comentários estão desativados.