Smalltalk – Imagem e versionamento.

Para continuar lendo esta entrada, é necessário que você tenha lido a anterior. Pausa para ler a anterior……

Ok, então criamos uma classe, seus métodos, agrupamos para uma melhor organização, efetuamos os testes e, ao sair do ambiente, decidimos por salvar a imagem. Quando abrimos o ambiente novamente, ele encontra-se no mesmo estado que estava quando saímos. Podemos inclusive continuar com os testes no Workspace que tudo funcionará normalmente. Aliado ao fato de podermos efetuar alterações no código e continuar trabalhando como se nada tivesse acontecido, certamente são fatores que facilitam a vida do desenvolvedor.

Digamos que eu queira alterar o método resetTo: para que, se for recebido um valor negativo, inicialize o contador com zero. Não tem nenhum problema. Basta alterar o método e continuar com os testes (TDD fica para outra hora). Mas e se…. A sei. Você faz uma cópia do método ou comenta as linhas caso necessite retornar ao código original? Aqui não é necessário. O próprio ambiente se encarrega de fazer o versionamento do programa. A qualquer momento você poderá retornar algo anterior. Mais uma característica do ambiente para facilitar a vida do desenvolvedor.

Se fosse somente pela linguagem, Smalltalk seria apenas mais uma em um ambiente onde se cria uma nova linguagem a cada dia com algumas frescurinhas para diferenciar de outra. Mas como Smalltalk pressupõe a linguagem e o ambiente (já era assim na década de setenta) e o ambiente oferece facilidades não encontradas ou dificilmente encontradas em outros ambientes, aliados a uma linguagem simples e flexível, o seu estudo vale a pena. Se você possui um caixa razoável até poderia pensar em investir em um ambiente comercial (veja alguns casos de sucesso com o VisualWorks; e o JPMorgam não é o que se pode chamar de empresa pequena).

Ok, mais um vídeo mudo.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Anúncios

Uma opinião sobre “Smalltalk – Imagem e versionamento.

  1. Pingback: Smalltalk – TDD | Fotomix’s Weblog

Os comentários estão desativados.